segunda-feira, 5 de julho de 2010

DISCURSO - BIEN CONGRESS

Gostaríamos de agradecer ao Prof. Karl Widerquist e a Prof. Elizabeth Smith por sua visita e a força que nos deram para continuarmos em frente com nosso projeto-piloto. Também ao jornalista Christoph Schlee e ao Senador por abrir este espaço para que pudéssemos dar nosso testemunho sobre a Renda Básica Incondicional.

Estes dados, ou melhor, resultados não são do belíssimo projeto da Namíbia, mas daqui do Brasil, de uma pequena vila chamada Quatinga Velho há 50 km deste Congresso.

Nesta vila 77 pessoas já recebem uma RBI a quase 2 anos. Não vamos nos aprofundar nos dados, porque eles já estão disponíveis em nosso relatório sobre o projeto pioneiro de Pagamento da RBI em Quatinga Velho.

Queremos usar este breve tempo que temos para responder a seguinte questão:

Algumas dizem que 77 pessoas não é um número significante! O que responder a elas?

Creio que o próprio Presidente da República do Brasil, já respondeu na sua carta para este Congresso. Pessoas não podem ser reduzidas a números.

Bishop Kameeta disse ter presenciado um verdadeiro milagre da multiplicação dos peixes na Namíbia com a RBI. Ouvir isso nos toca profundamente porque também tivemos o mesmo privilégio de presenciar este milagre também em nosso projeto experimental.

Porque alguns enxergam o milagre da RBI e outros não? A resposta é simples: é impossível ver o milagre se tudo que nos importa é contar o número de peixes.

O milagre não está nos peixes, mas na multiplicação.

Colocar a RBI em prática, não exige apenas vontade política, mas uma mudança completa de paradigma.

Multiplicação no lugar da mera expansão.

Desenvolvimento no lugar do mero crescimento.

Qualidade no lugar da quantidade.

Redes no lugar das pirâmides.

Ou simplesmente

LIBERDADE NO LUGAR DO PODER.

Porque mesmo perante a pobreza, ou copas do Mundo, não podemos jamais nos esquecer que nem só de pão (e circo) vive o homem.

E principalmente que mesmo um único ser humano é todo o universo.

Obrigado a todos.

- DISCURSO REALIZADO EM 01. JULHO. 2010 NO XIII BIEN CONGRESS EM SAO PAULO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário